pequenas idéias grandes ideais.

Organizando Empresas   /   ADMFACILLTDA.

 JUNTA COMERCIAL

É o orgão responsável por registrar as informações sobre a abertura de uma empresa e os seus contratos, ou até mesmo fazer consulta como nome de da empresa na hora que vamos abrir uma empresa.

RCPJ (REGISTRO CIVIL DE PESSOA JURIDICA)

É a clausula o documento responsavel por resgistrar a vida de uma pessoa em fatos como por exemplo: nascimento, morte (óbito), e até mesmo acordos pré nupciais ou seja algo juridico que inclua diferentes pessoas.

ORGANOGRAMA

É o gráfico que define toda a hierarquia, departamentos, setores, funcionalidades e comunicaçoes existentes em cada área entre si e suas relações. As técnicas de representação de um organograma são estrutural, Circular ou radial, Funcional, Estrutura funcional e matricial.

OBS: Para verificar os tipos de organograma verifique nosso album.

CRONOGRAMA

  O cronograma é o grafico que mostra como uma linha do tempo um passo a passo do tempo que sera gasto num projeto e assim ajudando ao administrador a gerenciar e controlar esse projeto assim tendo a noção do andamento de seu projeto.

FLUXOGRAMA

Define o passo a passo de uma projeto. Digamos que seja a documentação dos passos neccessarios para a execução de um projeto é muito utilizado em fabricas e indústrias para organização de produtos e processos.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE EMPRESÁRIO, AUTÔNOMO,  PROFISSIONAL LIBERAL E PRODUTOR RURAL?

EMPRESÁRIO

Podemos dizer que o empresário é aquele que exerce uma atividade economica profissionalmente investe nela e se o negócio quebrar ele quebra junto, porque exerce apenas aquela atividade, por que era voltado só para aquilo que tem por fim a troca de bens ou de serviços.

obs:Não é considerado empresário quem exerce profissao intelectual de natureza científica,literária ou artística mesmo se contar com auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercicio na profissão constituir elemento de empresa.(ex:o médico quando esta apenas em um hospital atendendo e nao tem participação economica junto a instituição "hospital" mesmo que tenha auxiliares é apenas médico e esta prestando atendimento ao cliente, mas se ele tiver participação financeira diretano negocio ai sim se torna empresário tbm.)

AUTÔNOMO

É a pessoa fisica que escolhe uma atividade para exercer como profissão e trabalha individualmente (EX: costureiras, motoristas de taxi, pedreiros e etc...).

PROFISSIONAL LIBERAL

É aquela pessoa que vai a instituições de ensino como faculdades para aprimorar seus conhecimentos e utilizar esse conhecimento que escolhe como profissão (ex: médico, advogado, engenheiro etc...).

PRODUTOR RURAL

É a pessoa fisica que explora a terra para obter a produção vegetal, a criação de animais e também a industrialização artesanal de produtos primarios, exemplo de industrialização artesanal de produtos primarios é quando entramos numa dessas lojas de plantas e compramos adubo em saquinho.

o produtor rural cuja essa atividade é a sua principal profissão pode requerer sua inscrição no registro publico de empresas mercantis, depois de inscrito será como um empresário.

 

OBS: AGORA É MUITO IMPORTANTE VOCÊ COMPREENDER OS TIPOS DE SOCIEDADE, PARA SABER QUAL O MELHOR MODO DE REGISTRAR SUA EMPRESA SE COMO LTDA, S/A,ETC... PARA QUANDO FOR PUBLICADO COMO CRIAR UMA EMPRESA VC PODER ESTAR POR DENTRO DE TODO O ASSUNTO E CONSEGUI INTERAGIR PERFEITAMENTE.

 

SOCIEDADE EMPRESÁRIA

Toda sociedade que tem como objetivo atividades proprias de empresários ou seja  se dedicam a atividades organizadas  para a produção e ou circulação de bens e serviços.

Tipos de sociedade empresária: em nome coletivo, em comandita simples , sociedade limitada, sociedade anônima e comandita por ações.
Sistema de registro
:se registrão nas juntas comerciais, compreende todos os tipos de sociedade empresária à cima, exceto de natureza intelectual.

 

SOCIEDADE SIMPLES

É toda e qualquer sociedade que tiver como objetivo  a pratica de atividades intelectuais, literárias, científicas, ou artistica.a sociedade simples tem no trabalho pessoal dos sócios, o núcleo de sua atividade produtiva, mesmo que tenha empregado.

Tipos de sociedade simples: Em nome coletivo, em comandita simples, em sociedade limitada, as cooperativas, as fundações, as associações (religiosas, artisticas, literárias, científicas, educacionais, filosóficas e políticas).
Sistema de registro: As sociedades simples se registram no RCPJ (registro civil de pessoa juridídica), fica localizado em frente ao consulado americano.

SOCIEDADE EM NOME COLETIVO

tipo de sociedade muito pouco usado uma vez que é exigido que os sócios sejam pessoas fisicas e que tenham responsabilidade ilimitada sobre as dividas da empresa. ou seja podendo os sócios perder seus bens para um credor mesmo sem uma ordem judicial, pois esse tipo de sociedade os torna com responsabilidade total da divida ou seja se a empresa  puder cobrir os gastos perde a empresa mas se nao perde até os bens.

SOCIEDADE POR COMANDITA SIMPLES

  tipo de sociedade pouco utilizado, sendo formado a empresa por sócios comanditados participam com capital e trabalho tendo participação solidaria e ilimitada ou seja os comanditados aplicam apenas capital na empresa e nao podem participar da gestao assim ficando com responsabilidade limitada, é uma empresa de capital fechado.
 

SOCIEDADE LIMITADA
 

é a sociedade mais utilizada atualmente pela sociedade mercantil mais de 90% das empresas no brasil são LTDA. ela nao possui tanta burocracia como na sociedade por ações, na sua costituição e nem no seu funcionamento pode ser de natureza civil, comercial ou econômica tem de possuir no minimo 2 sócios e seu capital social tem de ser dividido em cotas de no minimo 1 real mas nao ha limite maximo no numero dos mesmos, a firma ou denominaçao social deve esta sempre seguida no final de LTDA(limitada) caso isso nao aconteça seus sociós gerentes todos que fizeram uso são considerados solitarios e ilimitadamente responsaveis.

ex: nome de firma = Carro Rápido Transportes Limitada. - Justo Comércio e Transportes LTDA

denominação social = Justo Comércio de Confecções LTDA. - Justo Confecções LTDA. - Indústria de Alimentos Leila LTDA.

SOCIEDADE POR AÇÕES OU ANÔNIMAS

é um meio de sociedade muito utilizada por grandes empreendimentos, traz maior segurança aos seus acionistas por meio de regras mais rigídas, sociedade anonima é aquela  em que todo sócio acionista responde pelas obrigações sociais ate mesmo o valor que entraram para a formação do capital social ( responsabilidade limitada e nao solidaria.)
O minimo de 5 sócios capital dividido em ações com valor minimo de 1 real, existem dois tipos de ações :

ações ordinarias:da direito ao acionista de votar e ao recebimento de lucros e dividendos.
ações preferenciais:não da direito do acionista votar, apenas dos lucros e dividendos.

elas tbm podem inscrever-se na bolsa de valores e colocar suas açoes no mercado investidor denomina-se de sociedade de capital aberto.

SOCIEDADE DE COMANDITA POR AÇÕES

Esta em extinção é regida pequenas normas relativas as sociedades anônimas  (lei 6.404/76), restrito que somente os acionistas podem ocupar cargos de alta hierarquia como por exemplo diretores ou gerentes assim então respondendo ilimitadamente pelas obrigações da empresa quanto os outros socios possuem responsabilidade limitada ao capital social. Assim como a s/a pode ser de capital aberto.


  OBS: AGORA QUE JA APRENDEMOS OS TIPOS DE SOCIEDADE IREMOS ENTENDER PASSO A PASSO COMO É FEITA A ABERTURA DE UMA EMPRESA INCLUSIVE COM UMA ILUSTRAÇÃO PARA FACILITAR NOSSO ENTENDIMENTO.  ESPERO QUE ESTEJAM GOSTANDO DAS POSTAGENS E VAMOS EM FRENTE. ASS:Luiz Carlos Vallim.

 

PASSO A PASSO DE COMO SE ABRIR UMA EMPRESA LEGALIZADA EM 8 PARTES

PRIMEIRO PASSO: Consulta Prévia do Local

Verifica a possibilidade da empresa fuincionar no endereço pretendido..Para conhecer a legislação local, consulte a prefeitura ou sub-prefeitura da região administrativa do local de instalação.

SEGUNDO PASSO: Busca Prévia do Nome da Empresa

(Contrato social/ Declaraçao de empresário)

A busca prévia do nome da empresa é para verificar a existencia de nome idêntico ao escolhido para o registro da empresa, pois nao pode ter nomes identicos.

o contrato social define as regras para o funcionamento da empresa, liquidação da sociedade, que necessita ser registrado no órgão competente. As sociedades e os empresários devem se regristrar na JUCERJA(junta comercial do rio de janeiro), ja as sociedades simples deverão se registrar no cartório de registro civil de pessoas juridicas (RCPJ)

TERCEIRO PASSO: inscrição ao Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ)

A inscrição no cadastro nacional de pessoa jurídica é feita através do site do ministério da fazenda ou, ainda podendo ser solicitado pela (JUCERJA).

QUARTO PASSO:Inscrição no Cadastro Nacional de seguro social

Estando com o cnpj e o contrato social no prazo de 30 dias do inicio de sua atividade, o representante deverá ir até a agência da previdência social, para apresentar os documentos necessários para regularização de cadastro, que tem sido feito de forma integrada com o CNPJ.

QUINTO PASSO:Conectividade Social- Certificado Eletrônico do FGTS.

O aplicativo conectividade social é um canal eletrônico de relacionamentos desenvolvido pela caixa econômica federal.A sua finalidade é a troca de arquivos e mensagens por meio de internet. O canal foi criado para ser utilizado por todas as empresas que estão obrigadas a recolher o FGTS, ou prestar informações a previdência social.

SEXTO PASSO:InscriçãoEstadual (Prefeitura do Rio de Janeiro)

Toda empresa que tem atividade de circulação de mercadorias deve solicitar sua inclusão no cadastro de contribuintes do imposto de ICMS, obtendo assim sua incrição estadual.

SÉTIMO PASSO:Alvará de Licença e Inscrição Estadual

Cumpridas as exigencias dos passos anteriores, deverá ser solicitado a prefeitura local o alvará de licença concedida pela prefeitura, permitindo a localização e o funcionamento de estabelecimentos comerciais industriais, agricolas, prestadores de serviço, bem como de sociedade, instituições, e associações de qualquer natureza vinculadas a pessoas físicas ou jurídicas.

O funcionamento sem alvará caracteriza o estabelecimento como ilegal e pode acarretar seu fechamento e punição dos responsáveis na forma da lei.

OITAVO PASSO:Impressão de notas fiscais e Autenticação de livros Fiscais

Para iniciar suas atividades, será necessário solicitar a AIDF(autorização de impressão de notas fiscais) a autenticação dos livros fiscais.

As empresas prestadoras de serviços estão sujeitas as notas fiscais eletrônicas (prefeitura)

As empresas que se dediquem as atividades de industria e comercio deverão dirigir-se a secretária de estado.

OBS: VALE LEMBRAR DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA QUANDO A EMPRESA ASSIM NECESSITAR

 

 

ASSOCIAÇÕES

É uma entidade de pessoas juridicas que se unem para alcançar um determinado objetivo seja ajudar as pessoas dando oportunidades de emprego,opçoes de lazer, tem instutuições que resgatam jovens, outras cuidam de crianças etc... assim melhorando as condiçoes de seus associados sem nenhum fim lucrativo.

 OBS: Uma organização so pode ser constituida com fins não econômicos.

ORGANIZAÇÃO

É o processo onde primeiro organizamos, e dividimos tarefas dizendo quem faz o que, quem comanda e a dividimos principalmente os recursos que temos em mãos para alcançarmos as metas assim se torna o esforço individual de cada um de cada um chegamos ao objetivo final.

Toda entidade publica ou privada é uma organização uma vez que, o que as torna assim é sua composição que é composta por estrutura física, tecnologia ou pessoas, as empresas, as associações, ate mesmo os órgãos de governo.

NÍVEIS HIERÁRQUICOS

 

É justamente quem comanda quem, a responsabilidade do cargo atribuído assim se monta toda uma estrutura para alcançar um objetivo maior que é o da empresa estrutura essa que coloca cada um em sua função e lugar devido ao seu grau de hierarquia, numa linha vertical de cima para baixo onde na ponta de cima está o presidente e na ponta de baixo estão os operários, os níveis hierárquicos são dívidos em quatro níveis.

NÌVEL 1=   Encontramos quem da à direção a empresa, planeja e organiza quem comanda a empresa num modo geral e repassa aos diretores como deve ser feito, encontramos nesse nível o dono ou o presidente.

NÍVEL 2=  Orientam as atividades e ações dos níveis três e quatro gerentes e supervisão, ou seja, orientam quem esta ligada diretamente aos operários, coletando os dados e informações a serem passados no sistema ao nível dois e um, nesse nível está os diretores.

NÍVEL 3=  neste nível está às pessoas responsáveis por fiscalizar diretamente o nível quatro verificar e cobrar metas, sistema de produção, verificar as restrições e tem participações nas diretrizes da empresa uma vez que essa pessoa pega todos os dados coletados e transforma em informações como planilhas e etc. informam que o rendimento superou ou ficou abaixo e essas informações são vistas e analisadas pelo nível dois e um, nesse nível podemos encontrar os gerentes.

NÍVEL  4=  Supervisionam todo o conjunto de atividades, ou seja, supervisiona todo o setor operacional verificando se todos estão em seu lugar e cumprindo com suas tarefas.  Nesse nível encontramos os supervisores e os operários.

 

DEPARTAMENTALIZAÇÃO

É a distribuição de responsábilidades a pessoas e atividades as unidades ou seja onde cada um tera sua tarefa que visto numa visão global cada um esta dadno o melhor de si para conquista o objetivo maior uqe é o da empresa, é apenas um processo de dividir a empresa em seotres, departamentos como rh, dp e delegar as funções e responsabilidades que cada um terá.

TIPOS DE DEPARTAMENTALIZAÇÃO

FUNCIONAL= Definido com base na especialização e tarefas comuns de diversos setores como financeiro, engenharia e produção, pode ser dizer uqe é o tipo mais utilizado entre as empresas.

POR QUANTIDADE= Quando a um número de pessoas muito elevado desempenhando uma função assim força a empresa a trabalhar em turnos. (ex: empresas de telemarketing que trabalham 24 horas, metalurgicas, estaleiros e etc...)

POR PROJETO= Quando as atividades de uma empresa estão voltadas unica e exclusivamente a um projeto. (ex: nasa e o onibus espacial )

POR PRODUTO = Se divide em unidades independentes por um grande produto ou uma linha de produtos. (ex: o lançamento de uma linha de cremes da natura ou ate mesmo um perfume ou maquiagens da avon.)

POR CLIENTE= Preparada com base nas necessidades de grupos de clientes.

POR PROCESSO= Onde destina-se pessoas de acordo com o fluxo de trabalho. (ex: refinaria de óleo)

MATRICIAL= União com a departamentalização funcional, com a de projeto ou produto.

MISTA= Aplica-se varios tipos de departamentalização onde deve-se aproveitar a que melhor atender a necessidade da organização, assim obtendo o maximo rendimento da empresa.

 

VANTAGENS= oferece especialização no trabalho mas impacta na econômia de escala, relacionando a produção de determinado produto. quanto mais produzir mais o preço cai, podemos resuzir tbm o tempo de produção atraves de um planejamento como por exemplo fazendo um cronograma e controlando a produção.

DESVANTAGENS= A desvantagem é a perda da visão de um todo e a disputa entre os departamentos e assim a dificuldade e resistenciana mudança que estas trazem para o pessoal especializado.

 

OS TRÊS NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO

 

ABRANGÊNCIA TIPO DE DESENHO CONTEÚDO RESULTANTE
Nível institucional Desenho organizacional A empresa como totalidade Tipos de organização
Nível intermediário Desenho departamental Cada departamento isoladamente Tipos de departamentação
Nível operacional Desenho de cargos & tarefas Cada tarefa ou operação apenas Analise e descrição de cargos

 

 

 OS TRÊS NÍVEIS DE DIREÇÃO

 

NÍVEL DE ORGANIZAÇÃO NÍVEIS DE DIREÇÃO CARGOS ENVOLVIDOS ABRANGÊNCIA
Institucional Direção Diretores e Altos executivos A empresa ou áreas da empresa
Intermediário Gerência Gerentes Cada departamento ou unidade da empresa
Operacional Supervisão Supervisor e Encarregados Cada grupo de pessoas ou tarefas

 

 

ÓRGÃOSDE LINHA

São os órgãos internos da empresa que estao a frente ou seja é quem decide,a pessoa que cuida de como executar comandando o trabalho lho de campo ou seja responsavel pelos resultados e pela operaçao.(ex:gerente de departamento).

ORGÂO DE STAFF

è aquele orgão especializado quqe acessora o órgao de linha ou seja presta consultoria da formas alternativas de fazer um determinado tipo de trabalho responsavel pelo planejamento pelas sugestões o staff tende a tirar a autoridade do órgão de linha ele vem pra aconselhar o staff tem a função de apenas orientar por ser a pessoa especializada no assunto.

CARACTERÍSTICAS: é um órgão de estudos, pesquisas, informações, sugestões, planejamento, coordenações e etc...

VANTAGENS: - Facilita a participação de especialistas em qualquer ponto da via hierarquica

                     - Torna a organização mais facilmente adaptavel as necessidades

                     - Favorecer a execução do trabalho nos órgãos de linha

                     - Uiliza em maior grau a divisão do trablho

DESVANTAGENS: Devido ao staff roubar a autoridade dos chefes entao os orgãos de linha reagem contra as sugestões do estaff e tbm tem parte de suas orientações condenads pelo setor executivo da empresa.

APLICAÇÔES: Organização de porte médio de carater técnico científico e Níveis intermediários das organizações complexas.

 

PROCESSO ADMINISTATIVO

è formado por 4 funçoes administrativas ou seja tudo que é feito precisa haver planejamento, organização, direção e controle , com as empresas nao é diferente todo projeto seja interno ou externo precisa passar por esse procedimento.

 

PLANEJAMENTO= È o processo que determina os objetivos e metas da empresa e como realizados, os planos fazem parte também do planejamento.

ORGANIZAÇÃO= Divide as atividades e os recursos, para que os objetivos propostos sejam alcançados e implica também na atribuição de designar responsabilidade e autoridade a pessoas e grupos.

 

DIREÇÂO= Fazer as coisas andarem e iniciar o processo ou seja começar a colocar os projetos em execução orientando e instruindo, a direção é quem esta diretamente relacionada a ação.

 

CONTROLE = Finalidade de assegurar o que foi planejado é composto por quatro fases que são:

 

ESTABELECIMENTO DE PADRÔES: Estabelece os critérios a serem aceitos ou não pela empresa seja ele de quantidade, qualidade, tempo ou custo.

 

OBSERVAÇÂO DE DESEMPENHO: É a busca que é feita para coleta de informações dos resultados que esta sendo controlado seja ele qual for.

 

COMPARAÇÂO DO DESEMPENHO COM UM PADRÂO ESTABELECIDO: È a comparação que é feita para saber se as metas estão sendo atingidas, se os percentuais estão batendo, se os critérios estabelecidos estão sendo cumpridos é feito através de relatórios, gráficos e etc.

 AÇÂO CORRETIVA: È a decisão tomada para corrigir caso algo esteja fora dos padrões estabelecidos pela empresa se não bater alguma meta ou algum índice estiver abaixo do devido compreende até mesmo a reformulação do objetivo se necessário.

 

CARACTERISTICAS DO PLANEJAMENTO

- A longo prazo: Constitucional (ex: abertura de uma filial)

- A médio prazo: Setorial (ex: um novo setor-social que interaja com o meio ambiente)

- A curto prazo: Operacional (ex:oferecer um novo produto ou serviço)

PARTES DE UM PLANEJAMENTO

 CONCEITO DE ESTRATÉGIA

Estratégia é como iremos utilizar determinados recursos que temos em mãos na hora certa e no momento certo para a empresa alcançar o o objetivo final.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

É uma tecnica administrativa que através de uma análise que é feita consiguimos descobrir os pontos fortes, fracos, as ameaças e asoportunidades isso envolve analise interna e esterna da empresa e para detectar isso podemos fazer uma analise de swot.

ANALISE DE SWOT

A analise de swot é feita através da :F=FORTE                                       

                                                       O= OPORTUNIDADE                                 

                                                       F=FRACA                                               

                                                       A=AMEAÇA

   OBS: Essa análise visa verificar os pontos fortes e fracos da empresa e inclusive tbm os da concorrência assim a empresa monta uma estrátegia para chegar o seu objetivo.

 

ESTRATÉGIA TÁTICA
Envolve organização como um todo Refere-se a cada departamento ou uniade
É um meio para alcaçar objetivos organizacionais É um meio para alcançar objetivos departamental
É orientada a longo prazo É orientada para médio prazo
É decidida pela alta administração É responsabilidade dos gerentes dos departamentos

  VISÃO

É o que a empresa quer ser. (ex: líder de mercado no seu ramo ou ate mesmo excelencia em qualidade.)

MISSÂO

É o que a empresa é atualmente. (ex: se for líder no mercado a tendência é se manter.)

OBJETIVO

É o que a empresa quer conquistar seja em termo de qualidade ou não é no que a empresa ira focar sua atenção pois uma vez que a missao missasa  está cumprida a empresa precisa de um novo objetivo uma nova meta para continuar na disputa e chegar sempre a algum lugar.

VALORES

A empresa procura sempre ser reconhecida no mercado como uma empresa seria, idonia, que possui valores éticos e morais assim prestando total credibilidade e passando confiança ao consumidor. (ex: sempre mantendo seus prazos em dia.)

 

 MÉTODOLOGIA DE PLANEJAMENTO

O que deve ser feito?

Quem deve fazer o que?

Quando deve ser feito?

Como deve ser feito?

Que recursos são necessários?

OBJETIVOS E METAS (Precisam ser definidos de forma clara e precisa).

O que queremos?

Quando queremos?

Para quando queremos?

De que forma queremos?

 

PLANEJAMENTO TÁTICO

É o planejamento que vem colocando a casa em ordem digamos assim, pega todoo conteúdo do planejamento estratégico formula onde usar, como usar e quando usar isso com muito cuidado para nao prejudicar o planejamento estratégico. o planejamento tático apenas pega os recursos ja existentes e faz como se fosse um roteiro a seguir, esse tipo de planejamento se desdobra em vários tipos que são esses abaixo.

PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL= (planejamento em termos da sua  estrutura ou organização interna).

PLANEJAMENTO DO DESENVOLVIMENTO (produto/mercado)= (indicação das opções da empresa na relação produto/mercado e aos desdobramentos possiveis das alternativas estratégicas)

PLANEJAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DOS RECURSOS PARA OPERAÇÔES DA EMPRESA = (recursos físicos e materiais, recursos tecnológicos, financeiros, humanos, etc...)

PLANEJAMENTO DAS OPERAÇÔES DA EMPRESA RELACIONADAS COM A PRODUÇÂO E COM A COMERCIALIZAÇÂO= (as táticas em termos das operações que a empresa tera de fazer para atingir os objetivos). planejamento da produçao esta relacionado com a produção do produto e planejamento dee comercialização esta relacionado como o produto será comercializado ou vendido.

 

PLANEJAMENTO OPERACIONAL

É a realização das metas criadas no planejamento estrtégico; é a hora de estabelecer responsabilidades para isso pode ser feito um organograma assim ja começa atribuindo responsabilidade de cargos, recursos humanos, financeiros e matérias, nessa fase é feito os cronogramas para cumprir os prazos é a fase ao na massa onde as coisas começam caminhar de verdade, no planejamento operacional começam a ser estabelecidos os documentos de negócios esse tipo de planejamento cria condição para a realização dos trabalhos diários da empresa.

TERCEIRIZAÇÃO

É quando a empresa contrata alguem seja pessoa física ou jurídica para exerce tal função, ou seja, prestar serviços a ela sem vínculo empregatício.A

PESSOA FÍSICA: São aqueles que estão registrados como autônomo nas prefeituras municipais e no inss e devem apresentar RPA- recibo de pagamento a autônomos,(nota fiscal de serviços).

 PESSOA JURÍDICA: São empresas que outras empresas contratam para cuidar de certos setores ou departamentos que crescem tanto dentro da empresa que a empresa acaba deixando uma outra empresa cuida vemos muito isso hoje nas empresas na área de rh e dp das empresas. Essas empresas teem de emitir a NF- nota fiscal quando forem prestar seus serviços.

 

 ATIVIDADE FIM

È a razão da empresa existir é onde a empresa foca toda sua energia exemplo: uma clinica médica por exemplo nao iria terceirizar esse setor pois sabe que é ele a referência da empresa, assim como um colégio nao terceiriza os professores pois o ensino é a atividade fim então eles querem sempre que se deem o melhor uma vez que se algo acontecer a empresa prestadora de serviços nao ira ficar manchada no mercado e sim a empresa que a contratou.

DOCUMENTOS REFERENTES A DOCUMENTAÇÂO BANCÁRIA 

 O ontrole da documentação bancária é fundamental para o controle contabil da empresa uma vez que essa parte comprende quase toda movimentaçao financeira e contabil da empresa. Essas operações são as seguintes:

- Pagamentos

- Recebimentos

-Emprestimos bancários

-Desconto de títulos

-Cobranças bancárias

-Leasing

-Despesas bancárias

-Outras operações

EMPRÉSTIMOS BANCÁRIOS

Estas operações compreendem todas as formas que podem ser obtidas no mercado financeiro. afim de dar ciência a todos os envolvidos, o departamento financeiro deve documentar de maneira sumária, as principais características de cada contrato, tais como:

-Tipo e natureza de contrato

-Valor de empréstimos

-Prazos de vencimentos

-Prazos de carencia

-Encargos

-Garantias

-Outras que julgar conveniente

OBS: Esse resumo sumário, anexado aos documentos à cima devem ser encaminhados ao departamento contábil, para que se tenha subsidios adequados ao registro correto das operações.

 

INVENTÁRIO

É o levantamento de todos os bens de uma pessoa ou empresa. exemplo quando é empresa o levantamento anual ou trimestral conform o regime tributário do contribuinte, ai relaciona levando em consideração qunatidade,unidades,discriminação,preço unitário e valor total.

Isso servira para a escrituração do livro de registro de inventários obrigatório pela legislação e necessario para apuração de resultado lucro/prejuízo.

avaliação de estoques, matérias primas e mercadorias deve se porregra utilizar o custo médio ponderado de controle de estoque.

Inventário físico( contagem dos estoques existentes no fim do periodo deve coincidir com a apuração escritural)

apuração escritural= estoque inicial + compras de período - vendas = operação escritural ou estoque final

obs: os bens que conpõem o imobilizado da empresa, tais como maquinas móveis, veículos e etc... não precisam ser relacionados no livro de registro de inventário.

ESCRITURAÇÂO DOS LIVROS FISCAIS

são os registros das notas fiscais e cupons num livro próprio para esse fim e  tbm é necessário o envio diário para osetor contábil para obter um controle especifico sobre protocolo especial para este fim.

 

ATA

É o resumo inscrito de uma reuniao, sessão, assembléia fatos e decisoes para um determinado fim, sao transcritos em livros próprios devem ter as folhas dos livros enumerados e deve ser lavrada sem rasuras, se houver engano o secretário escreve a expressão "digo" retificando o que foi escrito e se o engano for notado no final da ata escreve a expressão -" Em tempo: Onde se lê ..., leia -se...", deve ser escrito totalmente por extenso inclusive os numeros entretanto data, hora e etc, e nao pode deixar espaço evitando acrescentar algo.

ATESTADO

É o documento que é emitido para atestar a veracidade de algo é o documento de uma pessoa a favor de outra, os órgãos publicos fornecem atestados e nao declarações.

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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